segunda-feira, 14 de junho de 2010

Itinerário e avião

A viagem iniciou no dia 17/04 no Aeroporto Salgado filho, em Porto Alegre. Embarcamos às 14h com destino ao aeroporto de Guarulhos em São Paulo, onde chegamos às 15h e 30min. De lá embarcamos às 19h para Portugal, chegamos ao nosso destino, Porto, às 9h. Vale a pena relembrar que Portugal tem um fuso horário de mais 4 horas, sendo a viagem de aproximadamente 10h de vôo.

De Porto Alegre, alugamos uma Van da Renault com 9 lugares para fazermos o resto da viagem, que tinha itinerário previsto, mas não definitivo. Tivemos o cuidado de solicitar o aluguel de um bebê conforto para a Mel, acessório obrigatório para qualquer viagem, assim como no Brasil. Também reservamos dois Hotéis antecipadamente, um em Sevilha na Espanha e outro em Lisboa em Portugal, local onde pegamos o avião de volta para casa no dia 02/05. Toda essa parte de reserva de Hotéis, aluguel do carro, além das dicas dos melhores locais para visitar, foi feita pela tia do Rodrigo, a Marlene Campagnolo, direto de Caxias do Sul através da agência Mille Tour.

Mel no bebê conforto da Van.


Ao lado, a Mel com suas malas. A maior, ao fundo, foi despachada junto com as nossas, a mais da frente levamos no avião como bagagem de mão junto da nossa bolsa térmica que continha o kit: papinha doce + papinha salgada + mamadeira suco + mamadeira água. Rosa é lindo, mas as malas sujaram bastante, mesmo a maior que foi envolvida em filme plástico antes do check in.


No avião é importante que se compre os assentos da primeira fileira do avião. Eles têm mais espaço e só lá pode ser acoplado um berço especial para o bebê. As companhias não são muito organizadas neste aspecto. Tem que cobrar os assentos e o berço no check in e na entrada do avião. Tivemos um vôo que tinham mais crianças do que o previsto e tiveram que ficar todas as mães na frente e os maridos e acompanhantes foram para outros lugares. Enfim, o berço é meio pequeninho, mas providencial! É feito de um tipo de carpete e tem um cinto de pano que fecha com um velcro que segura o bebê.

Soninho no berço do avião.

O ar do avião é bem forte. Eles distribuem uma cobertinha, mas para a Mel que é bem ativa e não gosta de ficar enrolada o melhor mesmo foi agasalhar bem. Como já falei em outro post, é ótimo levar o Rinossoro para o nariz que resseca, remedinhos para dor e para dormir se o bebê ficar muito nervoso.

Não levamos porque já tínhamos muita bagagem, mas uma boa pedida para aviões que não tem TV individual é levar um DVD portátil com o DVD de desenhos preferidos. Além de uns dois brinquedinhos favoritos. Também é permitido circular pelo avião com o bebê para ele dar um desopilada... hehe

Na ida a Mel dormiu bastante. O vôo era noturno e fechou com o horário de dormir dela, e demos o remedinho para dormir antes da última mamada da noite. Na volta ela já ficou mais impaciente porque era dia, então tivemos que dar umas passeadas e fazer algumas brincadeiras. Ela chorou apenas uma vez, porque não conseguia pegar no sono, depois de se acalmar ficou o resto da viagem super bem.


Mel assistindo DVD.

7 comentários:

  1. A mel ta assistindo muito de perto este DVD! Vamos dar um jeito nisso....
    hheheh beijos

    ResponderExcluir
  2. querida tenhobuma duvida em relação a alimentação vou viajar com minha filha pro japão e quero saber como a gente faz com alimentação do bebe durante o voo? a compania aerea ajuda??

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Com certeza! A companhia disponibiliza papinhas mediante solicitação prévia... Aí depende:Se você comprar as passagens com alguma companhia de turismo, eles fazem a solicitação (de papinha, berço) direto no sistema de reservas;
    Se comprar pela internet, já não sei, porque quando compramos nossas passagens pela internet,não havia nenhum lugar para este tipo de solicitação, pelo menos no site da Avianca... Talvez por telefone... Melhor verificar.
    Na verdade nós levamos as da Mel, o que é bom principalmente se vai ter escala em algum lugar.
    Você pode dar uma lida no post: http://melnaestrada.blogspot.com/2010/06/vc-tem-fome-d-q.html
    Espero ter ajudado.
    Bjo
    Ps1: As companhia geralmente não são muito organizadas... sempre cobrávamos o berço (e no seu caso as papinhas) no check in.
    Ps2: Depois me escreva contando como foi essa viagem pro Japãoooo, que publico aqui no blog! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  4. ola! tbem vou viajar cm meu bebe para o japão e tenho uma duvida,,,onde troca o bebe?

    ResponderExcluir
  5. Todos os aviões que pegamos tinham um trocador embutido no banheiro. Nada muito espaçoso e confortável, mas funciona hehe. Fomos eu e o Rodrigo, eu fiquei do lado de dentro com a Mel, e ele do lado de fora segurando a bolsa e me alcançando tudo que eu precisava. Assim de dois funcionou bem! Hehehe! Boa Sorte na viagem e também volte para contar como vcs se sairam!

    ResponderExcluir
  6. Vou viajar para Londres com minha bebê de 5 meses estou morrendo de medo dela fazer um escândalo dentro do avião rsrs,será que posso solicitar o berço no check-in? Pq meu noivo vai comprar a passagem pela internet.Fiquei em dúvida.Ele disse que vai ligar e se informar.Abraços e a Mel é linda,parabéns

    ResponderExcluir
  7. Oi Tatiana! Para viagens mais longas o berço é fundamental! No nosso caso compramos as passagens via companhia de turismo, e eles fizeram a solicitação do berço no ato da compra das passagens. Melhor mesmo ligar antes e garantir. E mesmo reservado tem que cobrar no check in também! Olha, aconteceu uma vez com a gente da Mel fazer um escândalo... Fiquei meio nervosa porque fica todo mundo te olhando com aquela cara de reprovação, hehehe. Passei a Mel pro Rodrigo que conseguiu se esconder atrás da cortina da cabine e acalmá-la. As comissárias normalmente tentam ajudar e já estão acostumadas. Bico, mamadeira ou peito, até um brinquedinho podem funcionar... Melhor ter estes itens sempre a mão. Um fator que pode causar desconforto e dor é o fechamento dos ouvidos, que é raro mas ocorre, segundo nosso pediatra, com mais frequencia se eles estiverem gripados. Para evitar que os ouvidos fechassem, dava o peito no momento da decolagem e da aterrissagem. Fora isso é manter a calma e respirar fundo para não passar o nervosismo pro nêne. Boa sorte!

    ResponderExcluir