quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Évora

Depois do almoço não muito tranquilo, seguimos viagem e chegamos a noite em Évora, uma cidadezinha de 50.000 habitantes que pode ser comparada a Gramado, onde o pessoal da capital vai passar finais de semana, hehe. Demos o azar de chegar na noite de sábado e pegamos todos os hotéis lotados... só conseguimos vaga em um dos mais caros, o Évora Hotel.

A recepção do hotel era linda, com um pub e mesa de sinuca. O restaurante já estava fechado e tivemos que comer umas torradas e chopp que serviam no bar.  Os quartos eram ótimos e deu para tomar um bom banho de banheira com a Mel. Uma ótima idéia para ela relaxar depois de um dia cansativo!

No outro dia pela manhã fomos em busca dos pontos turísticos que mais nos agradavam. O dia estava lindo e no final da manhã já estava um calorão. Primeiro demos uma paradinha no Aqueduto da cidade e depois nos dirigimos para as ruínas do templo romano localizadas na praça central de Évora. O acesso ao local é feito por ruas de paralelepípedos, e não tem estacionamento próximo. Tivemos que dar uma caminhadinha com a Mel no carrinho por umas ladeiras bem chatinhas.


Aqueduto


Bom, acima o templo romano, que foi construído por volta do século I d.C  e é reconhecido pela UNESCO como patrimônio mundial... enfim, só isso mesmo, huhuhu. Mais interessante foi subir as escadarias da Catedral de Évora que é logo ao lado. As escadas (como todas as que subimos) vão ficando cada vez mais estreitas a medida que vai subindo, até você andar de ladinho.... No "telhado" tem uma vista linda da cidade e um baita susto quando tocam os sinos da Catedral. Abanamos lá de cima para a Mel  que ficou nos esperando com a Silvana.


Foto de capa de CD no telhado da Catedral.



Claustro da Catedral

Nosso tempo tinha acabado em Portugal, voltaríamos mais tarde para conhecer Lisboa, destino final, onde pegaríamos nosso avião de volta para casa. Por enquanto era hora de tentar conhecer o Sul da Espanha. Começamos nossa viagem rumo a Sevilha.

No meio do caminho, já na Espanha,  a mais ou menos umas duas horas de Évora, estava Mérida. De acordo com nosso guia de viagem da "Folha", era interessante dar uma paradinha lá.



Mérida - Espanha

Foi ocupada e fundada pelos romanos em 25 a.C e cá estamos nós visitando suas ruínas em 2010. Os romanos deixaram um teatro com capacidade para 6.000 pessoas e um anfiteatro onde eram apresentadas lutas de gladiadores e animais para até 16.000 pessoas. 


Cova dos leões - Anfiteatro

O local onde estão as ruínas é cercado por um grande muro, como se fosse um parque particular. Chegamos por volta do meio dia e almoçamos num restaurante bem na frente do lugar. Assim que ele abriu as 14 horas entramos e começamos o tour. Você pode dar uma volta rápida e olhar as ruínas sem entender muita coisa, ou pode alugar um audioguia e ir acompanhando passo a  passo a descrição dos locais com um mapa. Escolhemos a segunda opção, mais completa, mas bem mais cansativa. A Mel teve que ir de canguru, já que é tudo muito acidentado, e no colo do papai que tinha mais fôlego. Tivemos que  protegê-la com uma fralda e dar muita água por causa do sol forte.




Anfiteatro

Teatro




Nenhum comentário:

Postar um comentário