domingo, 18 de julho de 2010

Madri




Até agora estávamos visitando cidades menores, enfim, chegamos a Madri, a maior cidade da Espanha, com 3 milhões de habitantes. Para conhecer essa mega cidade, reservamos 3 dias.



As ruas do Centro são estreitas e não há lugar para estacionar. Os estacionamentos, praticamente todos subterrâneos, foram uma dificuldade... Quando entrávamos num deles era uma tensão geral se não íamos ficar entalados! Depois que a van estacionava eram só risadas! O Centro é grande, mas com boa vontade dá pra fazer a pé... Como nós fizemos a pé e com Mel, acho que é bem tranqüilo.

Em Madri, o tempo esquentou, e ficou daquele jeito chato, que no sol é quente e na sombra é frio... chegou a 29 graus. Saímos cheios de casacos e acabamos de manga curta.

A Plaza maior é um ponto de encontro, com artistas de todos os tipos, desde homens-estátua a pintores. Depois de uma bela caminhada a Mel estava com fome, e aproveitamos as mesinhas de um restaurante para ela mamar.



Seguimos a caminhada rumo ao Palácio Real. O palácio é a residência oficial do rei da Espanha, que atualmente optou morar em um palácio um pouco mais simples e utiliza este para festas e ocasiões formais. A riqueza das salas do palácio é tanta que chega a dar uma revolta. É muito ouro, mármore, tapetes, obras de arte... Não é permitido tirar fotos no interior do palácio, mas consegui uma foto da Silvana, tirada assim “de cantinho”... (coisa de brasileiro) que dá uma idéia da decoração do lugar. Enfim, dá pra encontrar fotos no Google também...hehe.
\


Utilizamos pela primeira vez os Audioguias, um tipo de “walkie-talkie” que você aluga, por em média €5,00 e pode ouvir a descrição de todos os monumentos do local visitado...Quase todos os lugares tinham. Bom para escutar só o que interessa e não perder tanto tempo em algumas visitas. Em alguns lugares se encontra em Português (o de Portugal – que não é muito bom), preferíamos os em Espanhol ou Inglês.



Enquanto conhecíamos o interior do Palácio Real, o Bis e o João foram para um café próximo com a Mel, ela tirou uma bela soneca. Depois nos reunimos lá para fazer um lanche, já que não tínhamos almoçado. Aproveitamos para trocar a Mel, trocar suas roupas que tinham molhado e dar para ela tortillas (tipo um quiche de batata).



Seguimos nossa caminhada pelo centro... O mercado de San Miguel foi um achado. Descobrimos o lugar no final da tarde e voltamos no outro dia para almoçar. Cheio de brasileiros, é um festival gastronômico. Muito limpo e organizado, tem o mesmo objetivo, mas não lembra nem de longe o nosso Mercado Público... Lá você encontra os ingredientes de tudo que precisa e logo ao lado um lugar que prepara tudo para ser degustado na hora. O forte são vinhos, queijos e frutos do mar (o mercado é tão legal que falarei apenas sobre ele no próximo post).



Seguimos viagem rumo a Porta do Sol, onde fica a “modesta” estação Sol (dá um “look” na entrada da estação). Nesta praça tem a famosa escultura do ursinho na árvore, ou urso que está comendo morangos, ou simplesmente a estátua do urso, que está bem a frente do edifício mais famoso de Madri, o edifício do Tio Pepe.








Na Porta do Sol, está a também famosa escultura de Carlos III em seu pingo e o Marcador do Ponto Zero, que é o ponto inicial de 6 auto-estradas da Espanha. Este tal de marco zero é no asfalto, e acabamos não achando, hehe.

Depois de conseguirmos tirar nosso carro da garagem...demos uma paradinha na Plaza de toros. Infelizmente não foi possível entrar. Dizem que em Madri a população é mais consciente e não tão a favor das touradas, mas enfim, a cultura também é forte por lá. Tinha programação completa para o próximo mês.




Ainda deu tempo para um passeio futebolístico... Mesmo para quem não é muito ligado em futebol, vale a pena visitar o Estádio do Real Madrid, Santiago Bernabéu. O passeio comprado por € 15,00 permite visita aos gramados, sala de troféus, vestiários e sala de imprensa... Esse não deu para ir com a Mel, o tour é longo, demoramos 1 hora e meia para percorrer todo o trajeto.





No próximo capítulo post tem mais Madri...


Nenhum comentário:

Postar um comentário