sexta-feira, 14 de maio de 2010

A primeira providência: Emissão do passaporte da Mel.

Entrando no site da Polícia Federal é possível fazer a solicitação do passaporte e o agendamento da visita, no local, dia e horário mais conveniente. No nosso caso fomos na DELEMIG/DREX/SR/DPF/RS na Rua Walter Spalding, 50 - Bairro Azenha em Porto Alegre. Após o preenchimento da solicitação é emitido um doc (Guia de Recolhimento da União – GRU) que deve ser pago até o vencimento indicado. O da Mel foi uns R$150,00. Você deve comparecer no dia agendado com o comprovante de pagamento deste doc e todos os documentos necessários. No site tem uma lista de tudo que é preciso levar. O atendimento no local é ótimo, e em 5 minutos você é atendido, tira a foto que vai ao passaporte, colhe amostra das digitais e sai com o protocolo de retirada do passaporte que fica pronto em no máximo 6 dias.

No caso da Mel, a foto teve que ser tirada antes, e levada impressa para ser escaneada lá. Isso porque não é nada fácil acertar a foto de um bebe lá na hora. Na época ela não parava sentadinha ainda, por isso tive que sentar ela no meu colo para bater e depois fui apagada no photoshop. Não preciso nem dizer que eu como mãe coruja amei a foto e mandei fazer várias cópias, uma para a carteira da mamãe, outra para a carteira do papai e as outras para os avós.

O único inconveniente é que a Mel tem que estar presente no dia agendado e para a retirada do passaporte também, mas como o processo é rápido, foi bem tranquilo. Outro ponto importante a ser considerado é que no passaporte não tem a filiação, então é imprescindível que se leve a certidão junto do passaporte para provar que o bebe é seu. Além disso, o passaporte para menores de um ano tem validade de até um ano, devido às mudanças de fisionomia.

Passaporte na mão fomos para os próximos preparativos.


Polícia Federal

Um comentário: