terça-feira, 28 de setembro de 2010

Recapitulando

Um mês sem escrever, mas aqui vamos nós seguindo viagem...



Saímos de Toledo e depois de percorrermos um longo trecho de carro, que durou em torno de 6 horas e meia, chegamos em Guimarães, Portugal. Por sorte, a Mel dormiu a maior parte do trecho, aliás, quase todo mundo dormiu, hehe.




Chegamos a noite e fomos logo para o nosso hotel,  que foi previamente reservado pela Lu, que já estava há dois dias por lá. Jantamos uma massinha no restaurante do próprio Hotel e fomos pra cama.

No outro dia pela manhã fomos conhecer o centro histórico. A cidade é pequena, 52.000 habitantes, e tem os jardins lindos... O dia estava cinza, com uma chuvinha fina e mais uma vez teve que ter revezamento de Mel no carro, hehe.





Acima a fachada do Paço dos Duques, construção do séc XV. O palácio virou um museu, com móveis de época. Para quem tem mais tempo, é legal fazer um passeio guiado que conta exatamente como era a vida naquele tempo. A Lú foi e adorou.

Ao lado do Paço, tem a igrejinha de são Miguel e o castelo de Guimarães, que é o máximo... Construído no século X,  foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal e monumento nacional por estar relacionado as guerras pela independência do país.




A tarde reservamos para conhecer Braga... uma das cidades mais antigas do mundo! Êita antiguidades!


Acima a entrada de Braga - Arco da Porta Nova

Caminhando pelas ruas de Braga o imperdível foi o jardim de Santa Bárbara, lindíssimo - ao fundo está o Paço Episcopal. A Mel adorou a tranquilidade do jardim e dormiu nesta parte do passeio, hehehe.








As ruas da cidade são típicas, decoradas com ajulejos pintados de todas formas...



Seguindo nossa caminhada, fomos até a Sé de Braga... muiiito antiga também, com construção iniciada por volta de ano de 1130... É tudo em ouro minha gente, ouro é o que não falta... Enfim, como na maioria das igrejas, não era permitido tirar fotos.

Eu e a Silvana fizemos um tour pelas capelas e conhecemos o magestoso órgão de tubos do templo principal. Impressionante, talhado em madeira e com detalhes em ouro... O passeio custou 6 euros e a Mel teve que ficar com o papai. Na verdade começamos o tour eu e o Rodrigo, mas o guia não era lá essas coisas, parecia que ele mesmo era uma peça histórica e quase não entendíamos o que ele falava... Entre uma capela e outra o Rodrigo fugiu e trocou de lugar com a Silvana!




Pegamos o carro, e andando mais uns 15 minutos, chegamos ao Santuário de Bom Jesus do Monte.



O acesso a igreja, localizada no cume do tal monte, é realizado por um escadaria enooorrrme. Uma boa pedida para quem precisa pagar alguma promessa....O trajeto é
todo ornamentado com jardins e fontes, e para os preguiçosos, existe um elevador e acesso para carros para chegar ao topo...




A subida de carro tonteia um pouco, mas é bem menos cansativa, hehehe. Na parte de cima está a igreja e o parque do Bom Jesus, um santuário verde... O local tem estrutura completa, com Hotel para receber os turistas, banheiros e uma lojinha de souvenirs bem carinha, hehe... Aproveitamos para trocar a Mel e colocar umas roupas a mais, já que lá em cima venta bastante.

Ao lado da igreja, pertencente ao santuário verde, tem uma gruta bem diferente, que depois descobrimos que é feita de concreto.


A noite fomos jantar num lugar ótimo em Guimarães, onde comemos um bacalhau e polvo deliciosos. A Mel se contentou com as batatas e legumes cozidos que vieram de acompanhamento.

Chegada no restaurante Oriente



polvo

bacalhau









Nenhum comentário:

Postar um comentário